Londres – a cidade sem Publicidade

Londres - a cidade sem Publicidade

Eu podia falar dos autocarros, do palácio, do Big Ben, do London Eye, dos inúmeros museus, do metropolitano, da torre de Londres e de vários outros pontos turísticos por onde passei que me deixaram deslumbrado pela cidade. No entanto, enquanto cumpria o itinerário estabelecido para conseguir ver tudo o que havia para ver, não pude deixar de reparar na falta (ou não) de publicidade. A verdade é que, para além do que está presente nas estações de metro e nas paragens de autocarros, não é possível observar os billboards por que estamos mais que habituados a passar sempre que vagueamos pela rua. Com a intenção de não perder a identidade e a tradição própria de Londres, penso que é propositado o facto de não construirem grandes painéis publicitários, estando as marcas sugeitas a publicitar  nos meios disponíveis. Ponto negativo é o desconhecimento de diversos produtos por parte dos consumidores, uma vez que não têm como se aperceber da sua existência. Ponto positivo é a não saturação dos consumidores relativamente à publicidade e um maior esforço por parte das marcas em comunicar os seus produtos nas suas próprias lojas.
Nota: Assim como nos EUA, também em Londres é permitido a uma marca fazer campanhas contra uma concorrente, desde que não diga que o produto do mesmo é pior que o seu.

Advertisements

2 thoughts on “Londres – a cidade sem Publicidade

  1. Eu na minha opinião, acho que Londres é talvez a cidade da Europa com mais “densidade” de publicidade. Como o autor também refere, em todos os transportes publicos, existem inumeros adverts praticamente em todos os espaços livres das paredes, incluindo ao longo de todas as escadas de acesso ás plataformas e exterior de metro. Passadas uma ou duas semanas eu ja tou saturado de tanta publicidade, pois como passo pelos mesmos sitios todos os dias já sei os anuncios de cor. Até ao aceder ao wifi publico na rua ou no metro recebemos “pop ups” de paginas de publicidade. Nas ruas muitos dos famosos black cabs estão forrados de publicidade. Os camiões mercadorias dos principais supermercados têm mensagens gigantes de publicidade a se “picarem” uns aos outros diretamente. Para finalizar, quanto à “ausencia de grandes paineis publicitarios ” lembrei me logo de ” piccadilly circus” que tem publicade do tamanho de edificios da coca-cola, nike, etc.

    • Concordo plenamente, o que referi é que usam apenas esses sitios e o que é próprio das marcas para fazer publicidade. Em Portugal as ruas estão cheias de mupis por todo o lado e em Londres é “impossível” encontrar um. Claro que pode não ser bem assim, visto que só lá passei uma semana e foi o que retirei da visita.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s